PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA

Pneumologia é a especialidade da medicina que estuda o mecanismo de funcionamento da respiração e da estrutura dos pulmões, e é responsável pelo tratamento das doenças pulmonares e respiratórias. Dessa forma, o médico pneumologista é o medico habilitado para diagnosticar, tratar e orientar quando você apresentar algum sintoma respiratório.

Sintomas como os dos pacientes que o Instituto recebe todos os dias; como tosse, falta de ar, cansaço fácil, roncos e apnéias noturnas, chiado ou aperto no peito, dor torácica, rouquidão, hemoptise (eliminação de sangue pelos pulmões) e infecções respiratórios frequentes.

Entre as principais doenças tratadas pela pneumologia, destacam-se: gripe, asma (ou antiga bronquite), pneumonia, tuberculose, DPOC (enfisema ou doenças do cigarro), bronquiectasias, câncer de pulmão, infiltrados intersticiais, insuficiência respiratória e pleurisia (doenças da pleura).

Além da avaliação clínica, o diagnóstico das doenças pneumológicas são facilitados por aparelhos cada vez mais avançados que auxiliam no melhor tratamento ao paciente. O Instituto estruturou um amplo e gabaritado serviço de pneumologia e alta tecnologia, contando com os melhores aparelhos para investigar e tratar diversas patologias das vias aéreas. 

O serviço  do Instituto também está habilitado em ajudar o Tabagista (Paciente que tem o hábito de fumar) caso ele descida parar de fumar.