Mostrar Mais
IMUNOLOGIA

O instituto do Pulmão e Alergia dispõem de vacinas para Doenças pulmonares e Alergia. 

Doenças Pulmonares:

Vírus são os provocadores de resfriado, gripe e algumas pneumonias,  mas mais frequentemente as pneumonias são provocados por bactérias.

 O risco de doenças infecciosas são comuns em crianças e aumenta com o avançar da idade e com os portadores de doenças crônicas do sistema respiratório, renal, cardiovascular, hematológico, hepático, e em situações que reduzem a imunidade – ausência de baço ou uso de certas medicações.

Para previnir são necessários alguns cuidados como lavar as mãos como frequência, evitar locais fechados, abafados e aglomerados.

As  pneumonias podem ser evitados cuidando dos dentes, tabagismo, ingestão abusiva de álcool, mau estado nutricional e a não vacinação.

Existem vacinas contra a gripe, coqueluche e pneumonia.

As vacinas estimulam o sistema imunológico, a produzir anticorpos.Porém, as vacinas não causam a doença, diferentemente das bactérias e vírus, mas fazem as pessoas vacinadas desenvolverem aumento de sua imunidade e defesa, mesmo sem terem estado doentes.

Os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico combatem as infecções e ajudam o organismo a se recuperar,e ainda  guardam memória de proteção para evitar a repetição dessa mesma doença no futuro.

As vacinas reduzem a frequência e no número de internações em decorrência de gripe e suas complicações, como o a pneumonia.

A vacina é  indicada anualmente para crianças maiores de 6 meses de idade, para maiores de 60 anos e para pessoa de qualquer idade com outras doenças, gestantes, indígenas e profissionais da saúde.

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) recomenda o uso das duas vacinas contra a pneumonia pneumocócica: a 13-conjugada seguida meses após pela 23-polissacarídica.

Fonte:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia 

Imunologia é o ramo da medicina que estuda o sistema imunitário do corpo humano, ou seja, a imunidade ou protecao contra doencas. Existem várias doencas que podem estar incluidas nesse grupo, dentre elas as doencas chamadas de imunodeficiencias primarias. Nesse caso, os individuos nascem com certas alterações genéticas e podem apresentar sintomas desde os primeiros dias de vida, até os adultos jovens. Geralmente, o individuo apresenta infeccoes, de diversos locais, de formas repetidas, podendo estar associadas a outros sintomas como gastrointestinais, de pele e respiratorios. O diagnóstico pode ser dado com a associação de história clínica com exames laboratoriais e genéticos, e o tratamento ocorre dependendo do diagnóstico.

A imunoterapia na alergia (ou as famosas vacinas alérgicas)

é o único tratamento que pode mudar o curso das alergias atualmente, levando o corpo a mudar a sua forma de reacao imune contra os alergenos especificos, levando o paciente a tolerar o contato com os mesmos.
 

 

 Caso os alergenos sejam alimentos ou medicamentos,

a forma de imunoterapia é mais conhecida como dessensibilização, que leva o paciente a ter uma melhor aceitação, e qualidade de vida.

CONTATO

Rua Luiz Gama, 463 

Maringa -Pr.  /CEP 87014-110

institutodopulmaoealergia@gmail.com

_ Pneumologia / Cirurgia Torácica

 Tel.  (44) 3218-7500

_ Alergia e Imunologia

Tel. (44) 3218- 7529

_ Pneumologia e Alergia Pediátrica       Tel. (44) 3218-7530

 

 Fique atento para o horário de funcionamento:

de segunda a sexta-feira das 8h às 18h