Rua Luiz Gama, 463 

Maringa -Pr.  /CEP 87014-110

institutodopulmaoealergia@gmail.com

_ Pneumologia / Cirurgia Torácica

 Tel.  (44) 3218-7500

_ Alergia e Imunologia

Tel. (44) 3218- 7529

_ Pneumologia e Alergia Pediátrica           Tel. (44) 3218-7530

 

 Fique atento para o horário de funcionamento:

de segunda a sexta-feira das 8h às 18h  

Mostrar Mais

ALERGIA

Alergia ocorre quando o corpo reage a alguma substância que considera estranha ou ruim                (alérgeno), e desenvolve uma reação inflamatória no local (nariz, pulmão, pele, olhos,etc), o qual leva a sintomas diversos.
Os principais alergenos conhecidos são: sujeira (ácaros e baratas), polen, medicamentos e alimentos,  Porém muitas coisas podem causar alergia.
.Os tipos mais comuns de alergia são os alergia a alimentos, a medicamentos,alergia cutânea, respiratória, a insetos, alergia ocular, anafilaxia,imunodeficiência entre outras.

O diagnóstico da alergia é feito pelo médico Alergologista,  através da associação do histórico clínico, dos sintomas e de Testes. As reações alérgicas podem variar de discretas a muito graves e podem serem fatais. Com algumas informações e dicas é possível controlar a alergia e viver bem.

A imunoterapia na alergia (ou as famosas vacinas alérgicas) é o único tratamento que pode mudar o curso das alergias atualmente, levando o corpo a mudar a sua forma de reacao imune contra os alergenos especificos, levando o paciente a tolerar o contato com os mesmos.
 Caso os alergenos sejam alimentos ou medicamentos, a forma de imunoterapia é mais conhecida como dessensibilização, que leva o paciente a ter uma melhor aceitação, e qualidade de vida.